"como Um Pedaço De Carne": Uma Análise Das Metáforas Do Consumo De Corpos E A Colonialidade Da Linguagem No Sul Do Brasil (1985-2020)

  • Autor: Rame Ferreira
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

No livro "Como um pedaço de carne", Rame Ferreira realiza uma Análise de Discurso sobre textos audiovisuais e escritos, identificando um padrão discursivo que é interpretado sob as perspectivas ecofeministas, animalistas e decoloniais, de maneira combinada. Para tal, ê autore convoca ao diálogo autories que partem dessas perspectivas, elaborando ideias em torno da animalização e do especismo estrutural. Em uma análise crítica à colonialidade da linguagem, Ferreira tece paralelos entre as opressões da matriz colonial do poder e provoca leituras alternativas sobre os textos. De maneira cuidadosa e com um toque de acidez, este livro requer ser digerido lentamente — as violências nem sempre são sutis. Em uma produção teórica engajada, a subjetividade que produz este livro se insere a todo tempo, conduzindo ê leitore através dos processos da pesquisa, bem como dos afetos e desafetos por ela gerados. Sensível e espinhoso ao mesmo tempo, este livro provoca sensibilidades e convida a questionamentos por vezes inusitados, transpassa animalismos e resistências. Encerrando em propostas de transgressão à crueldade, as violências estão expostas. Ferreira deixa, portanto, o convite a uma desobediência político-linguística.