Língua, Discursos, Relações Étnico-raciais E De Gênero: Questões Identitárias E Político-culturais

  • Autor: Nelian Costa Nascimento
  • Editora: Editora Appris
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Todos os dias, discursos forjados em complexos ideários políticos, identitários e culturais nos atravessam e não passam por nós sem nos afetarem. Mas, na prática, como transpor os limites do incômodo e trazer esses elementos à luz da visão crítica, de modo que eles sejam frutíferos no interior dos debates em espaços de produção do conhecimento? Como uma bússola a orientar o leitor em busca dessa resposta (ou de novas perguntas), a coletânea Língua, Discursos, Relações Étnico-Raciais e de Gênero: questões identitárias e político-culturais é leitura indispensável para quem deseja aprofundar-se em questões centrais e cada vez mais urgentes do nosso tempo, como as reflexões sobre gênero e raça, seus meandros e suas potências.
Na obra, organizada em três grandes seções, os autores, profissionais da Educação do Instituto Federal Baiano – IF BAIANO, Universidade Federal da Bahia – UFBA e Universidade do Estado da Bahia – UNEB, oferecem uma valiosa contribuição ao debate, a partir da visão de quem vivencia o saber científico em ebulição constante diretamente de uma instituição de ensino. O trabalho toma como base estudos dos campos da Linguística, Letras, Artes e outras áreas, para tratar de temáticas em torno do macrotema de raça e gênero, relacionado à linguagem, às manifestações artístico-culturais e à Educação, resultando em uma imersão que perpassa desde os saberes ancestrais quilombolas às recentes mídias sociais.
Partindo desse movimento, a persona curiosa do leitor é quem ganha. Ao ter contato com análises dinâmicas e diversificadas, pela ótica de diversas áreas do conhecimento, este livro proporciona uma experiência que pode tanto subsidiar o trabalho de pesquisa e docência quanto amadurecer visões e ideais de vida em sociedade para um público mais amplo.
Shagaly Ferreira
Jornalista e mestre em Literatura e Cultura