O Espaço Estação Nas Refuncionalizações Locais Da Área Central Da Cidade De Curitiba: Entrelaçamento De Simulacros Da Vida Diária Reunindo No Mesmo Espaço E No Mesmo Tempo Diferentes Mundos

  • Autor: Sonia Dinkhuysen
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Quando o espaço urbano se revitaliza, se refuncionaliza e se consagra pelo seu embelezamento e criação de imagens sínteses, também multiplica suas culturas, que estão sempre se buscando, pois o moderno não vive sem o tradicional e o tradicional está sempre à espreita do moderno. O Espaço Estação não só se insere nas dinâmicas de refuncionalizações ocorrentes na área central, como também as anuncia, enquanto é por elas anunciado. Em outras palavras, os turistas que o visitam são convocados para conhecer as outras áreas centrais revitalizadas. Mas se os turistas primeiro visitarem essas áreas serão incentivados a visitá-lo, pois é expressão de revitalização. Portanto, essas estratégias permitem que, ao se reinventarem, a cidade de Curitiba precisa partir para um tipo de estratégia política de "venda" da imagem da cidade que incorpore cidadãos ainda excluídos, por meio de, por exemplo, cursos para qualificação de agentes,, estimulando-os a descobrirem em suas comunidades o que pode ser valorizado como produto turístico. Desse modo, em vez de o roteiro turístico oficial se desviar dos lugares onde moram pessoas com baixo poder aquisitivo, passará a incluí-los, aproveitando para diversificar, talvez, com outras imagens sínteses de Curitiba. Acredita-se, assim, que as atividades de lazer e turismo existentes na cidade de Curitiba podem ser potencializadas pela dinamização social do espaço a ser oferecida a todos os cidadãos.