Descolonizando A Inteligência Artificial: Análise Sobre As Tecnologias Persuasivas Frente Às Desigualdades No Contexto Do Sul Global

  • Autor: Maria Eugenia Bento de Melo
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A presente obra foi desenvolvida a partir de uma pesquisa crítica que realizei ao longo de quase dois anos com o objetivo geral de responder de que forma se pode descolonizar a inteligência artificial a fim de utilizá-la como ferramenta que promova a atenuação das desigualdades sociais no contexto do Sul Global.
Nessa linha, inicio a obra com um estudo sobre o pensamento descolonial dos Direitos Humanos e as Epistemologias do Sul, demonstrando a imposição do modelo de desenvolvimento que tem como fonte o Norte Global em relação às periferias do Sul. Na sequência, contextualizo os mecanismos de Inteligência Artificial na atual sociedade da informação, bem como suas consequências às pessoas e, por fim, analiso a possibilidade de descolonizar a Inteligência Artificial em relação às tecnologias persuasivas e suas consequentes possíveis atenuações das desigualdades sociais a partir do pensamento descolonial.
Saliento que, com a emergência e fortalecimento dos instrumentos de Inteligência Artificial, as empresas de tecnologia do Norte Global passaram a dominar um novo Colonialismo Digital, que possui como principal produto as experiências humanas e o "tempo" despendido em redes sociais.