Sinopse
Entre o Congo e a Amazônia faz uma leitura sobre as características do protagonista de O sonho do celta de Mario Vargas Llosa (2010). Onde se observa as características do herói menipéico. Aquele herói que sai em busca da verdade, e a encontra, custe o que custar. O protagonista da narrativa é o ex-cônsul britânico Roger Casement, ativista e defensor dos direitos humanos que foi condenado a morte por enforcamento pelo rei da Inglaterra no início do século XX.
A narrativa aborda as aventuras do herói entre o Congo e a Amazônia em seu trabalho de investigação sobre as atrocidades que estavam sendo cometidas contra os povos nativos. No texto, você vai se deparar com um herói que sai em busca da verdade. E, será levado a percorrer rios, florestas, conhecer comunidades tribais, e nativos que trabalhavam na colheita da borracha no interior do Congo e Amazônia. Junto com o protagonista da narrativa, irá vivenciar as suas aventuras, sofrer as suas dores, viver seus entrelugares, ao deparar com as dores do outro, irá sentir-se um outro. E, irá torcer para que seu herói melhore de saúde e assim possa continuar sua caminhada em busca da verdade.
Por fi m, a narrativa aborda o entrelugar derradeiro, que é o momento em que o herói da narrativa está na cela em Pentonville e é condenado a morte por enforcamento.