Guia Prático Para O Exame De Ordem: Dicar Básicas De Português Jurídico E De Redação Jurídica

  • Autor: Mara Saad
  • Editora: Editora Foco
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Sobre a obra Guia Prático para o Exame de Ordem - 1ª Ed - 2023
"O presente guia contém orientações gerais sobre a prova e aborda as exigências do edital, as possíveis penalidades, as petições mais cobradas nos exames anteriores, os aspectos formais e os requisitos essenciais das petições jurídicas em geral, os princípios elementares dos textos (clareza, objetividade, impessoalidade, precisão, concisão, coesão, paralelismo), os princípios dos textos jurídicos, entre outros aspectos de igual relevância. O guia traz ainda lições sobre o uso de termos jurídicos, a forma de citação, pontuação e transcrição dos dispositivos legais, conteúdo de essencial importância para a preparação da prova e elaboração de uma excelente redação jurídica.
O guia não aborda questões jurídicas propriamente. A nossa abordagem é feita sob o aspecto redacional. Também não possui a pretensão de servir de fonte doutrinária ou de manual de redação, os quais exigiriam abordagem mais extensa e detalhada. A nossa proposta é apresentar uma bússola para que o aspirante ao Exame de Ordem possa se guiar nos estudos e adquirir a segurança necessária para a realização da prova.
A prova discursiva, é bom lembrar, serve para avaliar o conhecimento da prática jurídica, a capacidade de escrita e o domínio do conteúdo. Se o candidato souber o conteúdo, mas não souber escrever corretamente (ou vice-versa) a comunicação fica incompleta.
Nessa fase, a essência da prova é a escrita, por isso é necessário estar munido de elementos que possibilitem escrever de forma correta e com linguagem adequada. Portanto, o nosso propósito é de que o guia sirva de roteiro para a elaboração da estrutura de peças jurídicas e de questões discursivas, com padrões de linguagem jurídica, a fim de facilitar os estudos de quem não possui experiência no ofício ou não dispõe de tempo suficiente para se debruçar nos estudos.
O guia é abundante em exemplos e modelos extraídos de provas já aplicadas pela FGV. Além disso, o guia possui uma característica singular, que é a apresentação da estrutura do silogismo jurídico, que muito contribui para elaborar a fundamentação da peça e das questões discursivas de forma rápida e simples .
Trecho de aprovação da autora.