Performance: Aprendendo Uma Arte

  • Autor: Johnson Joanesburg Anchieta Machado
  • Editora: Editora Appris
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

O autor trabalha neste livro temas importantes envolvidos na preparação da performance musical, como memória, motivação e prática deliberada.
A performance musical pode ser caracterizada pela realização artística em um instrumento musical e envolve controlar os processos cognitivos relacionados à performance. A interação entre aspectos técnicos, aspectos interpretativos e estratégias individuais pode colaborar com a melhora nos resultados da performance. Nesse sentido, o primeiro tema abordado pelo autor são os diferentes tipos de memórias envolvidos na execução instrumental. Entender em profundidade sobre o uso das memórias envolvidas na execução pode contribuir para o desenvolvimento de diferentes estratégias de estudo para a aprendizagem musical.
Outro tema apresentado pelo autor é a prática deliberada, termo cunhado por Karl Anders Ericsson e que é associado a elaboração e planejamento efetivo, cuja principal finalidade é a melhora qualitativa nos resultados na performance musical. Para isso, é necessário o planejamento detalhado da prática, com objetivos definidos, metas, avaliação dos resultados e elaboração de um plano detalhado de estudo, que pode contribuir tanto para a melhora dos resultados do estudo musical quanto na própria performance.
Por fim, a prática deliberada como estratégia de preparação da performance musical demanda muita dedicação e energia; e a motivação é um elemento fundamental para sustentar os esforços que a prática musical requer, minimizando os esforços exigidos na preparação da
performance. Nesse aspecto, a motivação pode ser importante para manter o foco no aprendizado da prática musical e contribuir para a manutenção do foco no estudo musical em longo prazo.
Este livro traz luz para estudantes de música que queiram compreender que o estudo musical é interdisciplinar e o autor busca na psicologia da música e na psicologia cognitiva ferramentas que podem contribuir tanto para a melhora efetiva do estudo musical quanto nos resultados da performance musical.
Anderson Cesar Alves
Dr. em Práticas Interpretativas pela UFRJ,
Clarinetista na Orquestra Sin ônica Nacional