Isoladores Elétricos De Porcelana: Avaliação Do Desempenho Através Do Uso De Recobrimentos Poliméricos Hidrofóbicos

  • Autor: Giovanni Helbert Quaresma
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

As propriedades dielétricas e a resistência mecânica dos isoladores cerâmicos de porcelana são fundamentais para garantir ao sistema elétrico índices aceitáveis de continuidade no fornecimento de energia através das linhas de transmissão e redes de distribuição elétrica. Contudo, as condições atmosféricas e o teor de poluentes nela existentes podem comprometer severamente a eficiência do funcionamento dos referidos isoladores. Tal situação se deve ao fato de que os mesmos possuem superfícies constituídas de óxidos metálicos que possuem alta molhabilidade, principalmente quando expostos a condições úmidas como névoa, orvalho e chuva. Essa característica pode ocasionar a formação de película de água que, se for contínua por toda a superfície do isolador, é capaz de conduzir corrente elétrica e fechar um arco (fenômeno conhecido como flashover).
Visando melhorar a hidrofobicidade das superfícies de tais isoladores, o conteúdo do presente livro demonstra a utilização de recobrimentos poliméricos, assim como os métodos para a sua aplicação nos corpos de prova cerâmicos usados.
O desempenho entre eles foi devidamente avaliado através da realização de vários ensaios de caracterização, os quais estão devidamente detalhados no decorrer desta obra.