Sinopse
A microbiologia é a ciência que estuda os microrganismos, popularmente chamados de germes ou micróbios, os quais somente são visualizados através do microscópio. Como ciência, a microbiologia surgiu com a criação do microscópio, inventado pelo holandês Antony Van Leeuwenhoek em 1674. Ele observou seres microscópicos em amostras de solo, saliva e fezes, e os chamou de "animálculos". A partir daí surgiram duas teorias controversas: a teoria da geração espontânea ou teoria da abiogênese na qual se acreditava que os "animálculos" se originavam da composição de plantas e tecidos de diversos animais. E a teoria da biogênese, defendida pelo cientista francês Louis Pasteur, que comprovou que os micróbios estavam presentes no ar e eram os responsáveis pela contaminação.
Como ciência, a microbiologia tem grande importância como ciência aplicada devido a sua participação em diversos processos industriais, produção de alimentos, controle de pragas, controle de qualidade de alimentos, produção de antibióticos, hormônios, enzimas, e despoluição entre muitas outras aplicações.
Dentre as aplicações da microbiologia, a microbiologia de alimentos estuda de que forma os microrganismos influenciam as características dos alimentos, seus processos de produção, a biotecnologia e ecologia microbiana. O modo como os microrganismos afetam os alimentos pode ser benéfico ou prejudicial. Esta obra aborda os microrganismos de maior relevância na microbiologia de alimentos, os quais podem afetar de modo benéfico os alimentos quando utilizados na produção de alimentos, chamados de transformadores. Ou quando causam deterioração no alimento, chamados de deteriorantes ou os patogênicos por causarem as toxiinfecções.
São 7 capítulos organizados sobre temas considerados relevantes e cada capítulo inicia com um mapa para que o leitor possa identificar cada tópico do capítulo.
O livro é direcionado aos acadêmicos da área de microbiologia, ciência dos alimentos, tecnologia de alimentos e outras áreas afins em nível de graduação e pós-graduação. Contém alguns aspectos básicos da microbiologia, mas aprofunda-se nos aspectos microbiológicos dos alimentos.