Análise Geoespacial Da Leishmaniose Visceral Em Marília: Utilização De Mapas Interativos Na Tomada De Decisão No Combate A Endemias

  • Autor: Marco Antonio Machado
  • Editora: Editora Dialética
Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

De forma didática, o autor facilita a compreensão tanto dos aspectos da saúde pública, em especial da leishmaniose, quanto das tecnologias utilizadas para realizar a análise geoespacial, detalhando como a endemia tem se espalhado na cidade de Marília.
Por meio do texto, é possível verificar o potencial que os Sistemas de Informações
Geográficas (SIG) possuem, tornando-se ferramentas essenciais para os órgãos de saúde em suas estratégias de enfrentamento de doenças.
Com uma pesquisa que utilizou um método inovador, empregando as linguagens R e Python, os mapas interativos apresentam a densidade, concentração e dispersão dos casos, gerando análises que indicam onde o setor público deveria se concentrar para compreender melhor a progressão da doença.
Ao aplicar esse método aos dados de casos de leishmaniose humana fornecidos pela Secretaria da Saúde de Marília, entre 2011 e 2019, o autor foi capaz de identificar com precisão os locais onde ocorre a transmissão animal-humana. Notavelmente, a análise temporal permitiu avaliar o comportamento da contaminação ao longo do tempo, antecipando áreas de disseminação e identificando pontos estratégicos para conter o avanço da doença.