Central3 Podcasts - Lado B Do Rio

  • Autor: Vários
  • Narrador: Vários
  • Editora: Podcast
  • Duração: 639:48:48
  • Mais informações

Informações:

Sinopse

Lado B do Rio é o podcast sobre a cidade que, para muitos, não é tão maravilhosa assim. É o Rio de Janeiro do subúrbio e das periferias, sem máscaras, maquiagens e glamour. Atualidades, História, futebol e política, num debate ácido e bem-humorado, nas vozes de Alcysio Canette, Caio Bellandi, Daniel Soares e Fagner Torres.

Episódios

  • #340 - Revisitando a Revolução Russa

    08/11/2024 Duração: 01h48min

    O Lado B aproveita o 7 de novembro para relembrar a Revolução Russa. O contexto pré-revolucionário, os desafios pós-revolução, a participação fundamental na Segunda Guerra, os dilemas internos da União Soviética e as lições que Lênin e sua turma de camaradas deixam pra gente mais de 100 anos depois. No Caô da Semana, como a volta de Trump à Casa Branca rebate no Brasil.

  • #339 – A Esquerda Tem Que™️

    01/11/2024 Duração: 01h40min

    O Lado B conversa sobre o resultado das eleições municipais no Brasil. O contexto estrutural do país, as derrotas eleitorais da esquerda, a disputa entre Bolsonaro, Marçal e demais quadros na raia da extrema-direita e as possibilidades dos projetos municipalistas do PT retomarem protagonismo. 

  • #338 - Chegou o 2º turno

    25/10/2024 Duração: 01h51min

    O episódio da semana discute as expectativas para o 2º turno das eleições, neste domingo. A disputa ferrenha entre PT e PL em Fortaleza, a subida de Natália em Natal e a quase inexplicável reeleição de Sebastião Melo em Porto Alegre. Também Boulos tentando reagir em São Paulo, outro PT x PL em Cuiabá e um servição para você saber onde a esquerda ainda está viva na disputa.

  • #337 - Suco de ultraliberalismo: órgãos com HIV, apagão e PSD

    18/10/2024 Duração: 01h45min

    Neste episódio, o escândalo dos órgãos transplantados com HIV no Rio de Janeiro foi o inevitável e bizarro Caô da Semana. Também respondemos perguntas dos ouvintes sobre o apagão em São Paulo como fato novo eleitoral, os motivos das vitórias do PSD nas prefeituras e o que esperar de Gabriel Galípolo no Banco Central. Tudo isso batido no liquidificador com outros temas como a máquina de guerra de Israel e a cabeça de planilha da imprensa, servindo para você o mais puro suco de ultraliberalismo brasileiro. Beba com moderação.

  • #336 - Vem aí: o Paes IV e o 2º turno pelo BR

    11/10/2024 Duração: 01h45min

    O Lado B debate o que esperar de um inédito quarto mandato de Eduardo Paes à frente da cidade. O resultado estrondoso nas urnas, a bancada gigante na Câmara e as possíveis aspirações de um dos quadros da chamada política tradicional que surge com força em tempos de bolsonarismo. No segundo bloco, um giro pelas cidades com esquerda no segundo turno e, no último bloco, comentários gerais sobre o desempenho da esquerda nas eleições.

  • #335 - Prensadão das Eleições 2024

    04/10/2024 Duração: 01h37min

    O Lado B finaliza o primeiro turno das eleições municipais de 2024 analisando a campanha no Rio de Janeiro e em São Paulo e passeia por algumas cidades fluminenses e capitais de outros estados para tentar entender o que vem por aí no domingo.

  • #334 - Queimadas em todo o Brasil (com Maria Beatriz Mello)

    27/09/2024 Duração: 01h20min

    O Lado B recebe Maria Beatriz Mello, pesquisadora da Plataforma Socioambiental do BRICS Policy Center, para tentar entender as causas, os efeitos e debater os projetos do governo para deter as queimadas das últimas semanas. O clima no planeta, a ambição do agronegócio, a saúde do brasileiro e muito mais.

  • #333 – Sobre eleições e cadeiradas

    21/09/2024 Duração: 01h40min

    O Lado B bate um papo sobre a perspectiva geral das eleições municipais no Brasil. A esquerda acuada, a despolitização, as alianças e comenta a disputa de Boulos em São Paulo a partir da cadeirada de Datena em Marçal e o favoritismo de Paes com o bolsonarismo à sombra, sem espaço para Tarcísio.

  • #332 - Niterói em pauta, com Walkíria Nictheroy (PCdoB)

    13/09/2024 Duração: 01h28min

    O Lado B recebe Walkíria Nictheroy, professora, militante e candidata à vereadora pelo PCdoB-RJ. Uma conversa sobre os avanços e desafios de uma cidade considerada progressista, mas desigual. Educação antirracista, mobilidade, o papel de Niterói na região metropolitana e muito mais.

  • #331 - Um papo sobre Petrópolis, com Yuri Moura (PSOL-RJ)

    06/09/2024 Duração: 01h07min

    O Lado B recebe Yuri Moura, professor, gestor público, deputado estadual pelo PSOL e candidato a prefeito de Petrópolis. No papo, os desafios da esquerda em escala municipal, os problemas ambientais e de moradia na cidade e os projetos sobre mobilidade e combate à fome em Petrópolis e no estado do Rio de Janeiro.

  • #330 - Estamos garantindo o direito de nossas crianças?

    30/08/2024 Duração: 01h24min

    O Lado B entra ao vivo para debater os direitos das crianças e dos adolescentes do Brasil. O cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolscente (ECA), os ataques fundamentalistas aos Conselhos Tutelares, o PDL nº 322/2024 obscurantista que favorece comunidades terapêuticas, o bizarro Projeto de Lei 4256/2019 que quer armar agente de segurança socioeducativo, o papel do Poder Judiciário no racismo contra adolescentes e muito mais.☑️Episódio realizado em parceria com o escritório Normando Rodrigues Advogados

  • #329 - Duque de Caxias em pauta (com Rose Cipriano)

    23/08/2024 Duração: 01h17min

    O Lado B recebe a amiga da casa Rose Cipriano, professora, militante do Movimento Negro Unificado, articuladora do Coletivo Minas da Baixada e candidata a vereadora de Duque de Caxias pelo PSOL. No papo, os desafios de uma eleição polarizada entre Zito e a família Reis, os problemas de educação e mobilidade e projetos que coloquem em diálogo as cidades da Baixada Fluminense e a capital.

  • #328 – Contra a escala 6x1, com Rick Azevedo

    16/08/2024 Duração: 01h31min

    O Lado B recebe Rick Azevedo, militante do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) e candidato a vereador do Rio pelo PSOL. No papo, Rick conta sua trajetória de trabalhador no comércio, explica como surgiu o movimento que ganha as ruas e as redes contra a escala de trabalho 6x1, fala sobre sua estratégia de comunicação e como a defesa de sua pauta dialoga com a discussão no âmbito municipal.

  • #327 - Roleta das Olimpíadas Paris 2024

    09/08/2024 Duração: 01h55min

    O Lado B gira a roleta para comentar TUDO (ou quase) das Olimpíadas de Paris 2024, começando pela controversa medida do Governo Lula III de isentar os impostos sobre os prêmios dos medalhistas brasileiros. Também os aspectos geopolíticos dos Jogos Olímpicos, desde a Rússia banida da competição e a permissividade com Israel até a campanha transfóbica da extrema-direita global contra a boxeadora argelina Imane Khelif. Ainda as possibilidades de políticas públicas de um país que destruiu até o Ministério dos Esportes e concluindo com um papo sobre comunicação a partir da cobertura dos Jogos.

  • #326 – O MST na Câmara do Rio, com Maíra do MST (PT-RJ)

    02/08/2024 Duração: 01h24min

    O Lado B recebe Maíra do MST, professora, historiadora e candidata à vereadora do Rio de Janeiro pelo PT. Uma conversa sobre o projeto do MST de entrar no debate institucional nos parlamentos e os desafios de uma candidatura ligada a um movimento social rural em uma metrópole. Também o nó que a esquerda carioca enfrenta nas candidaturas para prefeito e os projetos de educação, mobilidade e combate à fome.

  • #325 – Uma conversa sobre a cidade, com Tarcísio Motta (PSOL-RJ)

    19/07/2024 Duração: 01h14min

    O Lado B recebe o amigo da casa Tarcísio Motta, deputado federal pelo PSOL-RJ e pré-candidato a prefeito do Rio. No papo, o racha na esquerda carioca para as eleições, a situação do transporte e da educação municipal, e como uma prefeitura pode atuar nas questões ambientais e de segurança pública.

  • #324 - Lava Jato, 10 anos: a destruição do Brasil (com Museu da Lava Jato)

    12/07/2024 Duração: 01h23min

    O Lado B entra ao vivo pra um balanço sobre os abusos e absurdos da Operação Lava Jato, que há 10 anos, começava sua missão de destruir o Brasil. Conversamos com Sabrina Kurscheidt, representante do Museu da Lava Jato, sobre como a operação atuou em sociedade com a grande mídia, as aberrações do ponto de vista técnico, a falácia do ponto de vistas moral, a chegada ao poder de Dallagnol, Moro e Bolsonaro, além do lawfare contra Lula, a destruição da economia da Petrobras e todo um ecossistema, o dedo dos EUA e muito mais.Conheça o Museu da Lava Jato: www.museudalavajato.com.br☑️Episódio realizado em parceria com o escritório Normando Rodrigues Advogados

  • #323 - O neoliberalismo te deixou idiota? (com Rubens Casara)

    05/07/2024 Duração: 01h30min

    O Lado B recebe novamente o amigo da casa Rubens Casara, juiz de direito, pós-doutor em Ciência Política e escritor do livro "A Construção do Idiota: o Processo de Idiossubjetivação", lançado recentemente pela Da Vinci Livros. Um papo sobre como o domínio da ideologia neoliberal tornou as pessoas idiotas, individualistas, sem senso crítico e cultural. O enfraquecimento da ideologia comunista como combate ao pensamento hegemônico, o papel dos grandes meios de comunicação e das igrejas nesse projeto e como o capitalismo caminha para destruir o mundo sem que a gente sequer tente outra alternativa.

  • #322 - Aborto, Maconha e Bolívia: Roleta das primeiras impressões

    28/06/2024 Duração: 01h38min

    O Lado B gira a roleta da pistolagem para comentar as boas notícias dos últimos dias: o recuo de Arthur Lira e dos fascistas na proposta de equiparar o aborto ao crime de homicídio após pressão popular. Também na pauta, as primeiras impressões sobre a descriminalização do porte de maconha pelo STF e a intentona golpista na Bolívia.

  • #321 - A cultura como ferramenta de luta dos trabalhadores

    21/06/2024 Duração: 01h41min

    O Lado B ao vivo no Youtube debateu o papel das manifestações culturais e das festas na luta pela emancipação da classe trabalhadora com Bárbara Bezerra, cientista social, antropóloga e diretora da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), onde coordena cultura, lazer e esporte. A demonização da cultura popular pela extrema-direita, o caráter ultraliberal do acesso aos eventos culturais e como sindicatos e movimentos sociais podem utilizar as festas e comemorações como ferramenta de integração entre trabalhadores e trabalhadoras. E sobrou tempo para uma homenagem a Chico Buarque pelos 80 anos, uma referência no assunto.☑️Episódio realizado em parceria com o escritório Normando Rodrigues Advogados

página 1 de 26